Projeto que estou desenvolvendo na Escola Municipal Zeca Barros, no município de Araguaína - TO.
1.
INTRODUÇÃO
A educação inclusiva vem se tornando uma
realidade cada dia mais desafiadora para o sistema de ensino municipal da
cidade de Araguaína - TO, pois o direito à educação não se configura apenas
pelo acesso, materializada na matrícula do aluno junto ao estabelecimento
escolar, mas também pela sua participação e aprendizagem ao longo da vida.
Claudia Werneck afirma que
inclusão significa entender a diversidade como um valor inquestionável e
garantir o exercício dos direitos humanos para pessoas com e sem deficiência
desde a infância. No “todos” dela cabe todo mundo mesmo. E no seu? Ou melhor, e
no nosso?
A proposta de elaborar
este projeto tem sua origem no curso de capacitação oferecido pela Secretaria
de educação do município de Araguaína – TO o qual participei. Nosso trabalho
foi idealizado em confeccionar mandalas através da oficina, “Arteterapia e
mandalas : Uma nova ferramenta pegagógica -. Contribuições para uma educação
inclusiva”. Embasado nos princípios da “Arteterapia” desenvolveremos oficinas
arteterapêuticas com os alunos da sala do AEE e comunidade escolar em geral
envolvendo docentes, discentes e familiares.
2.
JUSTIFICATIVA
Oficina com mandalas é inédito no Brasil como forma terapêutica para crianças, esta
abordagem já é utilizada em escolas européias e americanas há mais de 20 anos,
os “desenhos centralizados” mostram-se extremamente eficazes ao acalmar
crianças muito inquietas, melhora os estados depressivos e atenua choques
emocionais. Pintar mandalas contribue para a concentração, prepara as crianças para
assimilar melhor o conteúdo didático. É dirigido para crianças a partir dos
quatro anos de idade.
A palavra mandala designa
uma imagem organizada ao redor de um ponto central. É uma manifestação
simbólica da psique humana. Inúmeros exemplos de mandalas são encontrados na
natureza, desde a organização das flores até a do sistema solar. Apropriadas para todas as idades, para
pessoas com e sem necessidades especiais, as mandalas têm uma eficácia dupla:
por um lado, restabelecem e conservam a ordem psíquica e, por outro, a
lembrança do centro, sempre presente, auxilia no reequilíbrio dinâmico. Vários
estudos já provaram o efeito curativo das imagens circulares na alma.
A arteterapia desponta no
cenário municipal com propostas inovadoras para direcionar o trabalho de todos
aqueles que estão antenados nas novas propostas educacionais onde a inclusão é
um desafio constante. Tal como no verso de Geraldo Vandré...
...Quem sabe faz à hora não espera
acontecer...
O presente projeto tem
como objetivo contribuir no processo de melhoria da qualidade do
ensino/aprendizagem, fazendo uso das práticas da arteterapia em educação,
desenvolvendo de forma satisfatória na organização de ambientes propícios para
uma convivência harmoniosa, tendo nas oficinas arteterapeuticas uma
multiplicidade de perspectivas sobre como entender a diversidade como um valor inquestionável,
através do contato e do desenvolvimento de potenciais da personalidade, a
inteligência emocional, a criatividade, a motivação, a autoestima, a capacidade
relacional tendo como meta a qualidade de vida pessoal e profissional de
pessoas com necessidades educacionais especiais.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Construir e contextualizar a aprendizagem de forma relevante em relação ao fazer artístico e histórico;
- Ressaltar o valor da arte no desenvolvimento do processo de
ensino/aprendizagem, instigando a
aceitação, por parte de todos de que:” ser diferente é normal”.
- Identificar a forma da mandala em objetos e situações relacionadas
ao cotidiano;
- Associar a mandala com a música e a dança circular. Ex: (cantigas
de roda).
4. PÚBLICO BENEFICIADO
A oficina arteterapêutica destina-se aos alunos
que frequentam a sala do AEE e comunidade escolar.
5. METODOLOGIA
A
fim de se atingir os objetivos pretendidos, proceder-se-á da seguinte forma:
através de oficinas arteterapêuticas que poderão acontecer ou consistirem em um
processo ou com um numero de encontro pré-determinados.
Para
as oficinas cria-se um ambiente acolhedor e de relaxamento, com utilização de
músicas, incentivando os participantes a desenvolver suas habilidades, seu
potencial criativo, valorizando as
diferenças individuais.
6.
RESULTADOS ESPERADOS
Contribuições relevantes para a formação de
competências e habilidades nos conteúdos escolares resultando numa aprendizagem
significativa.
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